Cases

Paulo Steola trabalhou por muitos anos como gerente nacional na Leco, empresa que vendia derivados de leite, quando a empresa se fundiu com a Vigor, do mesmo ramo, Paulo se tornou diretor da mesma. Após algum tempo, Paulo decidiu sair e trabalhar por conta própria, comprando e vendendo ações, porém, algum tempo depois de iniciar as atividades, houve a entrada do plano Collor e dessa forma perdeu muito dinheiro, ficando praticamente sem nada.

Nessa mesma época o atual Presidente da República dizia: “quem não tem competência monta um bar...”, e foi dessa frase que ele tirou a ideia de iniciar o Costelinha Cervejaria 3.

Paulo Steola sempre morou no Tatuapé. Como já conhecia o bairro e sem condições financeiras de investir, em 1992 alugou uma casa na Rua Antonio de Barros e começou a reformá-la mesmo sem condições financeiras. Utilizou cheques pré e o pedreiro que o ajudou, topou receber pelo serviço após o início das atividades do bar.

No dia 26 de julho de 1992 houve a inauguração. Era o próprio Paulo quem preparava as porções e servia às mesas com a ajuda do cozinheiro e um garçom. Para chegar ao ponto certo dos temperos saia porta-porta pela vizinhança para saber opiniões. Com isso, ele foi encontrando o ponto certo das porções e fazendo assim, a melhoria da qualidade dos produtos que iriam ser servidos no Costelinha Cervejaria 3. No começo das atividades, a empresa Coca-cola forneceu mesas, cadeiras e geladeiras, porém, de péssima qualidade as quais estavam enferrujadas, mas, sem outra opção, optou por utilizar desses materiais.

Com o passar do tempo, ele foi fazendo melhorias no bar com materiais novos e com mais funcionários pôde se concentrar nas promoções de vendas, até porque era sua área de atuação, inclusive de formação acadêmica. Uma das promoções mais famosa e com mais tradição foi criada em 24 de dezembro de 1992: a venda de cerveja a R$ 0,01 (um centavo de reais). Essa promoção existe há 17 anos. Na década de 90 podiam ver muitas faixas e cartazes espalhados pelo bairro do Tatuapé e também bairros vizinhos como Vila Carrão, por exemplo.